-A A +A
Processos seletivos para cursos de graduação presenciais

Processo Seletivo Procampo 2019

Legislação:

a) Sobre reserva de vagas
Decreto 7824/2012 parte 1  parte 2
Portaria Normativa 18/2012 parte 1  parte 2
Resolução nº 35/2012 - CEPE
Modelos de declarações para optantes por reserva de vagas

b) Regras gerais do processo seletivo
Resolução nº 8/2016 - CEPE
Resolução nº 38/2017 - CEPE

O curso 
A Licenciatura em Educação do Campo é uma nova modalidade de graduação nas universidades públicas brasileiras. Esta licenciatura tem como objetivo formar e habilitar profissionais para atuação nos anos finais do ensino fundamental e médio, tendo como objeto de estudo e de práticas as escolas de educação básica do campo, articulando três dimensões do perfil de formação: preparar para a habilitação da docência por área de conhecimento, para a gestão de processos educativos escolares e para a gestão de processos educativos comunitários.

A organização curricular desta graduação prevê etapas presenciais, ofertadas em regime de alternância entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade, tendo em vista a articulação intrínseca entre a educação e a realidade específica das populações do campo.

Uma das inovações da matriz curricular é a organização dos componentes curriculares em áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física); Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia); e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática e Ciências Agrárias. (Texto elaborado a partir das discussões formuladas por Mônica Castagno Molina e Lais Mourão Sá, no Caderno do IV Seminário da Licenciatura em Educação do Campo, 2014).

Formato do curso
As disciplinas do curso Educação do Campo são ofertadas de forma diferenciada. No Tempo Universidade, quando os alunos estão estudando, as aulas ocorrem em intervalos mensais, no formato integral (manhã, tarde e noite). Também são ofertadas disciplinas no período de férias escolares de janeiro e de julho. Já nos intervalos entre aulas, ocorre o Tempo Comunidade, no qual os alunos realizam atividades de estudo e pesquisa em suas comunidades.  

Assista aqui vídeo sobre o curso!

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910